domingo, 14 de junho de 2009

Psicologia do desenvolvimento - E-folio C- Parte 2

Parte 2
Ao tornar-se adulto, o ser humano, continua em fase de desenvolvimento, marcada por uma nova etapa de vivências, novos papéis a desempenhar, competências a desenvolver. Todo este acumular de saberes são diferentes e de variadíssimas formas. Há toda uma interacção no processo de aprendizagem do adulto, resultando daí um conjunto desenvolvimental de conhecimentos, quer a nível formal, quer a nível de experiências vividas. Então o adulto toma consciência do seu desenvolvimento à medida que se vão apresentando as preferências do seu percurso de vida, tais como a profissão e o casamento. Como todos, e no decorrer do meu percurso de vida na idade adulta, tenho desenvolvido as minhas competências, um leque de saberes que, contextualizados tiveram e têm os seus efeitos positivos no meu processo de aprendizagem.Com o casamento desenvolvi o relacionamento com outrem e fui aprendendo a ser responsável por todas as funções de esposa e de dona de casa. Nesta aprendizagem não formal e porque existe uma reflexão sobre as atitudes comportamentais, adaptei-me a novas situações, desenvolvendo novas competências. Outra etapa para a minha evolução foi ser mãe. Novas tarefas e aprendizagens me aguardavam, como a dos afectos, o tratamento de uma criança e a responsabilidade, para, desde cedo, o seu desenvolvimento apresentar aspectos positivos. É uma responsabilidade social e moral, porque, através do relacionamento, desenvolvi competências de a saber educar para viver em sociedade. Na minha profissão, o acumular de experiências vividas, tem sido para, mim uma mais-valia. Como Coordenadora do Pessoal Auxiliar desenvolvi muito as minhas capacidades cognitivas e emocionais. Quis e quero aprender cada vez mais. Tenho os meus objectivos. Aprendi a liderar, a ouvir os meus colegas de trabalho e outros componentes da comunidade educativa. Ao liderar 20 pessoas, aprendi a aceitar as diferenças e englobá-las num todo. Ao esquematizar e combinar tarefas a executar a cada um, também aprendi a escutar os seus pontos de vista e as suas opiniões, aceitando-as e pondo-as em prática quando as considero mais relevantes para o b om funcionamento da escola. Errei e erro muitas vezes, mas aproveito o erro em detrimento da minha aprendizagem. As mudanças ao longo deste meu percurso de vida, foram e são multidimensionais. Não aprendi sozinha. Interrelacionei-me com tudo que me rodeia: as experiências vividas e o ensino formal. A acrescentar e, como tenho vontade constante de aprender, matriculei-me na Universidade Aberta, porque o saber não ocupa lugar. Está a ser uma aprendizagem muito lucrativa tanto a nível pessoal como a nível de interrelações. Consigo mobilizar os conhecimentos adquiridos para o meu trabalho, o que me satisfaz por saber que, ao desenvolver as minhas competências fico mais apta para desempenhar as minhas funções na escola. Por fim, efectuando a contabilidade de toda a minha experiência de vida, considero-me uma pessoa muito enriquecida a todos os níveis de desenvolvimento humano. No entanto, sou consciente que o desenvolvimento do ser humano está sempre aberto a novas aprendizagens direccionadas para diversos ângulos da vida. Portanto, na minha perspectiva quero aprender até morrer.


Bibliografia consultada: Bibliografia online fornecida pela docente da unidade curricular:


Guerreiro Maria das Dores/Abrantes Pedro in Como tornar-se Adulto:Processos de transição na Modernidade Avançada.
- Desenvolvimento Humano, in Valadares, J. e tal (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem : O Jovem Adulto, Adultez e Velhice

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